A Escola de Aplicação da UFPA, neste ano de 2023 completa 60 (sessenta) anos. Inaugurada pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. José Rodrigues as Silveira Neto, em 1963, inicialmente como Escola Primaria, documentado a partir do seu primeiro regimento, no seu artigo primeiro a finalidade precípua da escola: “oferecer gratuitamente o ensino primário aos filhos dos servidores de qualquer categoria da Universidade Federal do Pará”.

No ano de 1964, foi criado o Colégio Universitário para atender aos discentes que alcançavam o nível que, na época, era conhecido como ginasial. Este segmento da Escola funcionava na Avenida Governador José Malcher e, em 1989, transferiu-se para o novo prédio do NPI que só foi concluído em 1991.

Em 03 de agosto de 1972, foi aprovado o segundo regimento da Escola de Primeiro Grau da Universidade Federal do Pará. Só em 02 de janeiro de 1975, por meio do processo nº. 22.166/74 é implantado o Núcleo Pedagógico Integrado do Centro de Educação da UFPA que absorveu em sua organização a Escola Primária e o Colégio Universitário.

O regimento interno do Núcleo Pedagógico integrado do Centro de Educação foi aprovado pela resolução nº. 527, de 05 de abril de 1979. A finalidade do Núcleo seria dotar o Centro de Educação de um campo de experimentação para o alunado e oferecer escolaridade aos filhos de servidores da UFPA através de cursos que constituem sua estrutura.

A partir de 1999, passou-se a aplicar, em caráter experimental, um regimento que ainda não tinha sido aprovado pelo CONSUN, mas referendado em Assembleia Geral e aprovado pela PROPLAN. Esse regimento caracterizava o NPI como Núcleo de Integração da UFPA, definia uma nova estrutura administrativa e a abertura de matrícula à comunidade externa da UFPA. Acatava, também, a proposta de vinculação direta do NPI à Reitoria e, ainda, a criação de um Conselho Escolar de representação paritária que incluía representantes da administração, dos docentes, dos funcionários, dos discentes, da Associação de Pais e Mestres (APM), de centros da UFPA que tivessem estagiários no NPI, além de representantes da comunidade do bairro em que se encontra o NPI e do(a) Diretor(a) que o preside.

Em 2009, foi aprovado o regimento da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará pela resolução de n º 661/2009, de 31 de março de 2009, que define como missão “ser um laboratório experimental de teorias e práticas pedagógicas para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos”. 

EAUFPA 60 ANOS - COMEMORAÇÃO

A LOGOMARCA

COMEMORATIVA

Produzida pelo Professor de Artes Visuais da EA, artista e designer, Breno Filo, a marca alusiva aos 60 da Escola de Aplicação da UFPA está ligada à valorização das formas predominantes da própria instituição, juntamente com a utilização de um elemento conhecido da própria logomarca da UFPA: o fogo. Composta primordialmente por cores quentes, entre terracota e areia, a logomarca transmite o desejo de manter a chama do conhecimento e da curiosidade viva e alimentada com excelência. Para contrastar, o verde transmite a conexão entre a Escola e os saberes da floresta. Finalmente, as curvas, contrastes e preenchimentos localizados em suas duas fontes, Helvetica e Cinnabar Brush, conduzem o olhar para um movimento otimista, lúdico, ascendente e bastante legível.

EAUFPA

SERÁ SEDE DO XII SICEA 2023

Neste momento tão importante para a história da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, temos a satisfação de comunicar que, em 2023 será realizado na cidade de Belém-PA, pela EA-UFPA o XII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (SICEA). 

ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará "um laboratório experimental de teorias e práticas pedagógicas para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos”. 

1.334

ALUNOS

158

PROFESSORES

50

TÉCNICOS