Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio
Início do conteúdo da página
Estágio

Estágio

Publicado: Terça, 21 Junho 2022 15:37

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO:
A Escola de Aplicação da UFPA é o campo preferencial para o Estágio obrigatório dos Cursos de formação de professores da Universidade Federal do Pará (Estatuto da UFPA, Art. 48; Resolução 4.262/2012 CONSEPE/UFPA), como também de outras graduações. A EAUFPA também busca a produção, sistematização e socialização do conhecimento através do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, assim se caracterizando como um espaço de formação profissional em constante inovação pedagógica. A Coordenação de Estágios – CEEA é o setor da Escola de Aplicação responsável pelo acolhimento, alocação nas turmas e acompanhamento dos graduandos, durante o período de formação profissional que o estagiário desenvolve suas atividades na Escola.
No decorrer do Estágio Curricular Supervisionado, o graduando tem a oportunidade de conhecer os desafios da sua área de atuação e, portanto, avaliar o potencial e as aptidões da sua opção profissional.

Local de Atendimento:  Bloco E (Ensino Fundamental II)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

SÃO ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO:
a)     Coordenar e acompanhar as atividades relacionadas aos estágios supervisionados.
b)    Promover o aperfeiçoamento da Escola de Aplicação da UFPA como campo de estágio supervisionado aos educandos de Graduação (preferencialmente de Licenciatura), bem como outras instituições do Ensino Superior.
c)     Cumprir e fazer cumprir o Regimento da Escola de Aplicação, à legislação e decisões superiores na esfera de suas atribuições.
d)    Analisar as propostas de estágio, avaliando as condições de viabilização das atividades previstas.
e)     Receber os docentes supervisores para os contatos necessários à prática do estágio.
f)     Receber e viabilizar a realização de atividades didático-pedagógicas de educandos da graduação e pós-graduação.
g)    Receber e orientar os estagiários para fornecer as informações que se fizerem necessárias e apresentação do corpo técnico administrativo da Escola de Aplicação.
h)     Fazer a apresentação das equipes de estagiários, junto com o professor supervisor, aos docentes auxiliares e/ou equipe técnica.
i)      Auxiliar os estagiários, quando necessário, no fornecimento do material de apoio ao desempenho de suas atividades.
j)      Realizar e organizar o cadastro dos estagiários.
k)     Elaborar e manter atualizado o manual do estagiário.
l)      Realizar a distribuição de estagiários nas turmas, de modo a poder atender os objetivos do estágio, sem prejuízo das atividades pedagógicas.
m)   Informar aos Coordenadores de Ensino e Apoio Administrativo das atividades de estágio que ocorrerão em seu segmento.
n)     Emitir certificados e declarações referentes à realização e supervisão de estágios.

o)    Realizar eventos para socializar as informações oriundas dos relatórios finais de estágio, de forma que possam servir de subsídio a trabalhos futuros.
p)    Representar a Escola de Aplicação em eventos ou reuniões relacionadas às atividades de estágio.
q)     Manter arquivo atualizado com a documentação referente aos estágios (projetos, relatórios, avaliações).

 

MODALIDADES DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado Obrigatório
Deve ser cumprido com a carga horária solicitada pela faculdade e/ou pelo professor/orientador da Prática de Ensino ou Estágio do Curso de Graduação. Ao final, o estagiário receberá certificado ou declaração da carga horária cumprida.

Etapas do Estágio (Licenciaturas)

Observação: Participativa e não passiva;
Interação estagiário/professor/aluno durante as atividades desenvolvidas;
Momento de coleta de dados (registrar/analisar) do processo ensino-aprendizagem;
Familiarização com o conteúdo trabalhado na turma observada.


Co-participação
Início das intervenções do estagiário na turma (Licenciaturas)
Auxiliar na produção de material (textos, atividades, provas, cartazes, etc.);
Realizar pequenas intervenções nas aulas;
Participar na correção de trabalhos, etc.


Regência (Licenciaturas)
A partir das observações realizadas e do planejamento feito com o professor da Escola de Aplicação, o estagiário efetua a regência, que deverá compreender a seguinte sequência didática: planejamento, aplicação e avaliação.


Documentos:
Formulário de Cadastro (anexo)
Formulário de Avaliação
Formulário de Registro de Atividades
Certificação: Para a obtenção do certificado ou declaração, o estagiário deverá enviar via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o relatório final de suas atividades no Estágio Supervisionado, formulário de avaliação e formulário de registro de atividades, devidamente assinados;

 

GUIA DE FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA DE
APLICAÇÃO (EA)

1 – Solicitação de vagas de Estágio
A Coordenação de Estágio da Faculdade ou o professor supervisor de estágio da Faculdade à qual o(a) estudante está matriculado(a) deverá encaminhar um ofício para a Coordenação de Estágios da Escola de Aplicação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com a lista dos estudantes, seus respectivos números de matrícula e disciplina/atividade de estágio pretendida e período de estágio (data de início e término) para fins de verificação de vagas disponíveis no semestre. O Formulário de Cadastro de Estagiário(a) deverá ser encaminhado posteriormente após confirmação das vagas. Ressaltamos que os estagiários encaminhados já deverão ter
formalizados pelas faculdades, nos setores competentes, o seguro obrigatório de estágio conforme legislação vigente. Cabe ainda à faculdade acompanhar e orientar os estudantes, em tempo, sobre a formalização dos termos de compromisso dos futuros estagiários.

Obs: Pela experiência do processo formativo dado através do estágio obrigatório na EA, os docentes orientadores da Escola e a Coordenação de Estágios da EA, recomendam que os estagiários tenham disponibilidade de horário para acompanhar processos de ensino/aprendizagem de forma mais completa, com o planejamento de seu estágio (começo, meio e fim) desenvolvido no bimestre (Conforme o Calendário Oficial da Escola).

2 – Formulário de Cadastro de Estagiário(a):

Visa fornecer à Coordenação de Estágio da EA (CEEA) as informações pessoais do(a) estagiário(a) e basear o planejamento do percurso formativo via estágio obrigatório. Deve ser preenchido e assinado pelo estagiário e enviado em formato word para o e-mail da CEEA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., antes do início do estágio. Caso o(a) estagiário(a) não encaminhe tal documento, o estágio não poderá ser formalizado e iniciado. Ressaltamos ainda que é obrigatório informar o período pretendido de estágio, data de início e data prevista de conclusão.
No formulário em questão não há necessidade de serem colocadas as informações referentes a lotação do(a) estagiário(a), pois esses itens serão preenchidos pela CEEA (nome do professor, carga horária, dias e horários do estágio).

3 – Registro de Atividades:

Todos(as) os(as) estagiários(as) devem preencher, ao longo do estágio, o formulário registro de atividades, fornecidos pela CEEA/UFPA.

Este formulário visa fornecer informações sobre todas as experiências vivenciadas durante o estágio.
Em cada linha deve ser inserido: data, horário, conteúdo, metodologia ou pauta (em caso de reunião) e local da atividade. (utilizar, preferencialmente, uma linha para cada dia).
Ao final, o(a) estagiário(a) deve encaminhar o formulário preenchido ao professor da Escola, que fará a checagem das anotações e assinará confirmando a veracidade das informações, inclusive, período e carga horária cumprida. Após a assinatura o professor da EA devolverá ao(à) estagiário(a) para que ele/ela anexe ao seu relatório final de estágio.
Obs:
1) O(A) estagiário(a) deve somar a carga horária antes da assinatura do professor da EA
(informar hora/aula). Cada 45 ou 50 minutos equivalem a uma hora-aula.

4 – Formulário de avaliação
Ao final do estágio, o(a) estagiário(a) deverá preencher os seus dados no formulário DE AVALIAÇÃO e enviar ao professor/supervisor da Escola para que este o(a) avalie. Após avaliação e assinatura o professor da EA devolverá ao(à) estagiário(a) para que este anexe ao seu Relatório Final de Estágio.

5 – Relatório de Estágio (Diário de Bordo/Percurso/Portfólio/Relato de Experiência)
Este seguirá o modelo, critérios e necessidades formativas da faculdade do estudante, porém, para fins de constante pesquisa e aprimoramento do estágio obrigatório, e possibilidade de apresentação em eventos na EA e da faculdade pelo estagiário. Solicitamos que o documento possua minimamente as seguintes características e elementos estruturais:
a) Seguir às normas da ABNT;
b) Capa;
c) Identificação do autor, matrícula, orientador da IES, orientador da EA/UFPA, atividade/disciplina, curso, faculdade, IES;
d) (Introdução) Breve texto sobre a atividade/disciplina desenvolvida apresentando um curto apanhado teórico de sua importância no processo formativo do estudante;
e) (Desenvolvimento) Percurso: atividades desenvolvidas durante o estágio;
f) (Resultados e Discussões) Comparação entre a teoria e a prática. Principais aprendizagens/experiências. Pontos fortes e pontos fracos do campo de estágio;
i) (Conclusão) Finalizar com suas considerações;
j) (Referências) Referências utilizadas/consultadas;
k) Possuir no mínimo 5 e no máximo 10 laudas.

Finalização do Estágio
Todos os formulários deverão ser devolvidos (pelo professor da EA) ao(à) estagiário(a)
Ao término do estágio, com todos os formulários preenchidos e devidamente assinados, o(a) estagiário(a) deve inserir, como anexo, estes formulários em seu relatório de estágio e enviá-lo à coordenação de estágio (via e-mail) em formato word.
Assim que a CEEA receber os documentos, fará as observações necessárias e devolverá em PDF para cada estagiário(a), juntamente com seu CERTIFICADO ou declaração.

Manual de Orientações Gerais para Estágio Supervisionado na Escola de Aplicação da UFPA (Manual prático para docentes, estagiários e técnicos orientadores de estágio)

Equipe:
Maria Eloíza de Castro Freire (Coordenadora)
Marlene Pinheiro de Oliveira (Vice coordenadora)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página