Página inicial > Escola de Aplicação da UFPA: 61 anos
Escola de Aplicação da UFPA: 61 anos

• Publicado: Sexta, 08 Março 2024 15:07

Inaugurada pelo Magnífico Reitor Prof. Dr. José Rodrigues as Silveira Neto, em 1963, hoje, 7 de março de 2024, celebramos com entusiasmo os 61 anos da Escola de Aplicação da UFPA! Ao longo desse notável percurso desde sua fundação, a escola tem desempenhado um papel crucial no cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico. Parabenizamos a instituição e todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem por sua dedicação contínua à excelência, adaptando-se às mudanças e desafios ao longo do tempo. Que este aniversário marque um momento especial de reflexão sobre as conquistas passadas e inspire ainda mais inovação e sucesso no futuro.

Inicialmente como Escola Primaria, documentado a partir do seu primeiro regimento, no seu artigo primeiro a finalidade precípua da escola: “oferecer gratuitamente o ensino primário aos filhos dos servidores de qualquer categoria da Universidade Federal do Pará”.

No ano de 1964, foi criado o Colégio Universitário para atender aos discentes que alcançavam o nível que, na época, era conhecido como ginasial. Este segmento da Escola funcionava na Avenida Governador José Malcher e, em 1989, transferiu-se para o novo prédio do NPI que só foi concluído em 1991.

Em 03 de agosto de 1972, foi aprovado o segundo regimento da Escola de Primeiro Grau da Universidade Federal do Pará. Só em 02 de janeiro de 1975, por meio do processo nº. 22.166/74 é implantado o Núcleo Pedagógico Integrado do Centro de Educação da UFPA que absorveu em sua organização a Escola Primária e o Colégio Universitário.

O regimento interno do Núcleo Pedagógico integrado do Centro de Educação foi aprovado pela resolução nº. 527, de 05 de abril de 1979. A finalidade do Núcleo seria dotar o Centro de Educação de um campo de experimentação para o alunado e oferecer escolaridade aos filhos de servidores da UFPA através de cursos que constituem sua estrutura.

A partir de 1999, passou-se a aplicar, em caráter experimental, um regimento que ainda não tinha sido aprovado pelo CONSUN, mas referendado em Assembleia Geral e aprovado pela PROPLAN. Esse regimento caracterizava o NPI como Núcleo de Integração da UFPA, definia uma nova estrutura administrativa e a abertura de matrícula à comunidade externa da UFPA. Acatava, também, a proposta de vinculação direta do NPI à Reitoria e, ainda, a criação de um Conselho Escolar de representação paritária que incluía representantes da administração, dos docentes, dos funcionários, dos discentes, da Associação de Pais e Mestres (APM), de centros da UFPA que tivessem estagiários no NPI, além de representantes da comunidade do bairro em que se encontra o NPI e do(a) Diretor(a) que o preside.

Em 2009, foi aprovado o regimento da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará pela resolução de n º 661/2009, de 31 de março de 2009, que define como missão “ser um laboratório experimental de teorias e práticas pedagógicas para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos”.