Página inicial > Escola de Aplicação da UFPA divulga oferta de vagas para o período letivo de 2024
Início do conteúdo da página

Oferta de vagas para o período letivo de 2024

• Publicado: Terça, 02 Janeiro 2024 15:15

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) divulgou o Edital referente ao Processo Seletivo para a entrada de novas(os) estudantes no ano letivo de 2024. A Escola de Aplicação da UFPA é uma instituição pública de ensino que dispõe de turmas desde educação infantil, para crianças a partir dos 4 anos de idade, ensino fundamental, ensino médio e educação para jovens e adultos. As inscrições podem ser realizadas on-line a partir do dia 2 de janeiro no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA(CEPS).

As vagas imediatas serão ofertadas para ampla concorrência e para Pessoas com Deficiência (PcD). Como parte do processo de seleção, a EAUFPA utiliza o modelo de sorteio público on-line. O edital deste ano oferta vagas para as seguintes turmas: Pré I da educação infantil, com 20 vagas ampla concorrência e 2 vagas para PcD; Pré II. com 15 vagas ampla concorrência e uma vaga PcD; e 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, com uma vaga de ampla concorrência para cada turma.

Para o 6º ano do Ensino Fundamental serão oferecidas 28 vagas em ampla concorrência e uma vaga PcD; para o 7º ano do Ensino Fundamental são 15 vagas ampla concorrência e um vaga PcD; e para o 8º ano serão 25 vagas de ampla concorrência e duas vagas para PcD. Já para o Ensino Médio, haverá inscrições somente para a turma do 1º ano, com 15 vagas em ampla concorrência e uma vaga PcD. Os candidatos que concorrem às vagas PcD também concorrem às vagas de ampla concorrência.

Além das vagas imediatas, a EAUFPA também realiza um cadastro reserva com o nome de estudantes que ainda podem vir a serem convocadas(os), em caso do não comparecimento daquelas(es) que forem sorteadas(os) dentro do número de vagas. Cada turma apresenta critérios de idade, por isso, é necessário conferir o edital antes de realizar a inscrição.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas no nome e CPF do estudante, no site do Ceps da UFPA. Para participar é necessário pagar o boleto bancário no valor de R$25, até o dia 15 de janeiro de 2024. Aquelas(as) que desejarem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição podem fazê-lo no momento da inscrição, por meio do fornecimento do Número de Identificação Social (NIS) e do preenchimento e envio de declaração que a(a) candidata(o) é membra(o) de família de baixa renda.

As(os) estudantes com inscrições homologadas participarão de um sorteio público on-line, que será realizado no dia 24 de janeiro de 2024 e pode ser acompanhado no link a ser disponibilizado no site do Ceps.

Matrícula - Para a realização da matrícula das(os) estudantes sorteadas(os) será disponibilizado, pelas Coordenações de Ensino da Escola de Aplicação, um Kit de Matrícula que deverá ser preenchido e entregue, junto com a documentação solicitada, pelos responsáveis legais e/ou terceiros (mediante apresentação de uma procuração) da(o) candidata(o). A entrega deve ser realizada em data e local definido em cronograma a ser divulgado no site do CEPS/UFPA.

A(O) responsável legal ou seu representante, que não comparecer à Escola de Aplicação para efetivar a matrícula ou não apresentar a documentação comprobatória de acordo com o disposto no edital, perderá automaticamente a vaga.

Mais informações no edital.

*Matéria republicada do Site Institucional da Universidade Federal do Pará (https://portal.ufpa.br/)

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes -  Ascom/UFPA