Página inicial > Escola de Aplicação > NOVEMBRO NEGRO: CELEBRAÇÃO DE AFRICANIDADES E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA

NOVEMBRO NEGRO: CELEBRAÇÃO DE AFRICANIDADES E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA

• Publicado: Sexta, 10 Novembro 2023 13:30
  • Última Atualização: Sexta, 10 Novembro 2023 13:30

NOVEMBRO NEGRO: CELEBRAÇÃO DE AFRICANIDADES E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA

Belém, 10 de novembro

No último dia 6 de novembro, a Escola de Aplicação da UFPA, em parceria com o Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena e o Laboratório de Práticas Pedagógicas de Educação Étnico-Racial (LAPPEER), inaugurou as atividades do "Novembro Negro". O evento, sediado no Salão Vermelho, contou com a marcante presença da Banda Afro Axé Dudu, que encantou a comunidade escolar com um espetáculo de musicalidade e resistência.

A programação, planejada para abranger todos os níveis escolares, ocorrerá todas as segundas-feiras até o final do mês. Na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, às 10 horas, os alunos do 2º ano do Fundamental 1 terão a oportunidade de participar da "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" no Complexo de Artes, conduzida pelo Movimento Negro para Crianças (COANT). Às 11h15, os alunos do Ensino Médio poderão participar de uma RODA DE CONVERSA SOBRE NEGRITUDE NEGRA LGBTQIAP+, com mediação do Professor Matheus Souza e da Professora Daniely Meireles. As atividades do dia serão concluídas com uma OFICINA DE PINTURA MURAL E GRAFITE às 14h30, direcionada aos alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio, sob a orientação da Professora Daniely Meireles.

No dia 20 de novembro, as atividades começam às 10 horas com a Oficina de GRAFISMO AFRICANO, voltada para o 3° ano do Fundamental 1, na Sala 5 do Complexo de Artes. Simultaneamente, no Salão Vermelho, toda a comunidade escolar terá a oportunidade de participar de uma RODA DE CAPOEIRA com o Grupo Negros de Aruanda. À tarde, às 14 horas, a Professora Iracy Vaz apresentará o TEATRO NEGRO, destinado aos alunos e alunas do Fundamental 2. Em seguida, às 14h30, os discentes poderão contemplar a EXPOSIÇÃO LABETNO DE PORTAS ABERTAS (EMUFPA).

Nos dias 22 e 28 de novembro, no Complexo de Artes, a equipe do Empreendedorismo Negro realizará a Oficina "A PERIFERIA TA NA MODA" para os alunos do Fundamental 2.

Encerrando as atividades do mês no dia 30 de novembro, o grupo do Empreendedorismo Negro, juntamente com os discentes, apresentará o resultado da Oficina "A PERIFERIA TA NA MODA" a partir das 10h20 no Salão Vermelho da Escola de Aplicação. Para fechar o dia, todos poderão presenciar a apresentação da ESCOLA DE SAMBA BOÊMIOS DA VILA NOVA.

Refletindo sobre o Novembro Negro, O Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena e o Laboratório de Práticas Pedagógicas de Educação Antirracista destaca a importância de celebrar as africanidades e promover a resistência na Amazônia. O evento visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a cultura afro-brasileira e indígena, mas também criar um ambiente propício para discussões sobre negritude, igualdade e inclusão. Por meio de atividades que abrangem música, arte, história e diálogo, a Escola busca inspirar uma reflexão coletiva sobre a importância da diversidade e do respeito mútuo, reforçando o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!

Evento: Novembro Negro: Africanidades e Resistência na Amazônia